1ª Dica: Dicas para
obter Motivação
MOTIVAÇÃO
A primeira atitude de
que alguém precisa para passar em concursos é a motivação. Uma pessoa motivada
é mais feliz e produtiva. Motivação é a disposição para agir, podendo ser
entendida simplesmente como "motivo para a ação" ou "motivos para
agir".
Você precisa de
motivação. Ela é quem nos anima e ela é quem nos faz "segurar a
barra" nas horas mais difíceis e recomeçar quando algo dá errado. Porém...
isto você já sabe. O que todo mundo quer saber é:
Como conseguir
motivação?
A motivação é
pessoal: só você pode dizer o que lhe dá ânimo para trabalhar, prosseguir,
crescer. As outras pessoas podem ajudar na motivação, mas não nos dá-la de
presente.
A primeira motivação é você cuidar bem de si
mesmo, ser feliz. Costumo dizer que você vai passar o resto da vida "consigo",
que pode se livrar de quem quiser, de qualquer coisa, menos de você mesmo. Por
isso, deve cuidar bem de sua mente, corpo e projetos, sonhos, futuro.
Mas existem outras
motivações.
Deus Deus pode ser uma fonte de ânimo e consolo, de força para viver e
prosseguir. Além disto, se você for uma pessoa com sucesso profissional e
capaz, poderá servir mais ao trabalho para sua divindade.
Família Ajudar a família, ter dinheiro e tempo para o parceiro amoroso, filhos,
pais, irmãos, é uma das mais fortes injeções de disposição para o estudo e o
trabalho.
Riqueza Existem muitas formas de riqueza, sendo o dinheiro a menor delas. Paz,
saúde, equilíbrio, família, sucesso, fama, ser benquisto e admirado, tudo isto
são formas de riqueza, que podem ser escolhidas por você e servirem como
estímulo.
Dinheiro O dinheiro nunca deve ser o motivo principal de uma escolha, mas é
perfeitamente lícito e digno a pessoa querer ganhar dinheiro. Basta que seja
dinheiro honesto. O dinheiro serve para comprar muitas coisas úteis e prazerosas.
Assim, se você quer estudar para ter mais dinheiro para gastar, tudo bem, é um
bom motivo.
Tempo Quanto melhor você estudar e quanto mais resultado tiver, mais tempo
você terá para fazer outras coisas. E as fará com mais tranqüilidade e segurança.
Resolver problemas Conheço amigos para os quais o concurso serviu para resolver problemas.
Um deles, o Professor Carlos André Tamez, do Curso Aprovação, estudou para ser
Auditor da Receita, pois morava no Rio de Janeiro e sua amada, em Curitiba. O
concurso serviu para ele poder trabalhar na cidade que desejava. E conheço uma
amiga para quem o concurso serviu para poder se separar sem depender de pensão
do ex-marido. Para outro, o concurso foi a fonte de dinheiro para montar seu
consultório dentário.
Segurança O estudo e o concurso trazem segurança, seja a de ter alternativas, seja
a de ter emprego, dinheiro, aposentadoria etc. São bons motivos.
Motivação é tarefa de
todos os dias!
Entenda que todo
projeto de longo prazo terá momentos de grande ânimo, momentos normais e
momentos de desânimo, e vontade de desistir. Sabendo disso de antemão, procure
se preparar para os dias de baixa: eles virão e você vai precisar aprender a
lidar com eles.
A motivação deve ser
trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e deve lembrar dos motivos que
o estão fazendo estudar, ter planos, persistir.A motivação deve ser redobrada
nos momentos de crise, de desânimo e cansaço. Em geral, ela vai segurá-lo.
Algumas vezes, você vai "surtar", ter uma crise e parar um tempo.
Tudo bem, tenha a crise, faça o que quiser, mas volte a estudar o mais rápido
possível. De preferência, recomece no dia seguinte.
Dicas de motivação
1) Você pode criar
técnicas para se animar. Eu usava uma xerox do contraqueche (hollerith) de um
amigo que já tinha sido aprovado. Quando eu começava a querer parar de estudar
antes da hora, olhava o contracheque que eu queria para mim e conseguia
continuar estudando mais um tempo. Conheço gente que tem a foto de um carro, de
uma casa, uma nota de 100 dólares, a foto de onde quer passar as férias de seus
sonhos. E tem gente com foto da esposa, do marido, dos filhos.
2) Outra dica
importante: esteja perto de pessoas com alto astral, animadas, otimistas, e de
pessoas com objetivos semelhantes. Evite muito contato com pessoas que não
estejam trabalhando por seus sonhos, que vivam reclamando de tudo, que não
queiram nada. Escolha as pessoas com as quais você estará em contato e
sintonizado. O canarinho aprende a cantar, ouvindo outro canário. E canários
juntos cantam melhor. Esteja perto de quem cante ou goste de cantar.
Motivação: dor ou
prazer. O ser humano age basicamente por duas motivações primárias: obtenção
de prazer ou fuga da dor. Quando alguém deixa de saborear uma apetitosa
sobremesa, pode estar querendo evitar a dor de engordar; quando a saboreia,
está buscando o prazer do paladar. Há pessoas que estudam para evitar dor (nota
baixa, reprovação, fracasso) e pessoas que estudam para obter prazer (aprender,
saber, acertar, crescer, ter sucesso na prova etc.). Embora o objetivo seja o
mesmo (estudar), a motivação pode ser completamente diferente. Acontece que,
comprovado em 23 anos de estudo e experiência, mesmo com um objetivo idêntico
(por exemplo, passar no vestibular ou concurso público), o desempenho de quem
tem motivação positiva (buscar prazer) é bastante superior ao daquele que atua
por motivação negativa (evitar dor).
2ª Dica: A eterna
competição entre o lazer e o estudo
Todo mundo já se
pegou estudando sem a menor concentração pensando nos momentos de lazer, e todo
mundo já deixou de aproveitar as horas de descanso por causa de um sentimento
de culpa, remorso mesmo, porque deveria estar estudando.
Esta inversão de
fazer uma coisa e pensar em outra causa desconcentração, stress e perda de
rendimento no estudo ou trabalho. Além da perda de prazer nas horas de
descanso.
Em diversas pesquisas
que realizei durante palestras e seminários pelo país, contatei que os três
problemas mais comuns de quem quer vencer na vida são estes:
·
medo do insucesso (gerando ansiedade, insegurança),
·
falta de tempo e
·
a "competição" entre o estudo ou trabalho e a praia, cinema,
namoro, etc.
E então, você já teve
estes problemas?
Todo mundo sabe que
para vencer e estar preparado para o dia-a-dia é preciso muito conhecimento,
estudo e dedicação, mas como conciliar o tempo com as preciosas horas de lazer
ou descanso?
Este e outros
problemas atormentavam-me quando eu era estudante de Direito e depois quando
passei a preparação para concursos públicos. Não é à toa que fui reprovado em 5
concursos diferentes!
Outros problemas?
Falta de dinheiro, dificuldade dos concursos (que pagam salários de até R$
12.000,00/mês, com status e estabilidade, gerando enorme concorrência),
problemas de cobrança dos familiares, memória, concentração etc.
Contudo, depois de
aprender a estudar, acabei sendo 1º colocado em outros 7 concursos, entre os
quais os de Juiz de Direito, Defensor Público e Delegado de Polícia. Isso prova
que passar em concurso não é impossível e que quem é reprovado pode "dar a
volta por cima".
Dá para, com um pouco
de organização, disciplina e força de vontade, conciliar um estudo eficiente
com uma vida onde haja espaço para lazer, diversão e pouco ou nenhum stress. A
qualidade de vida associada às técnicas de estudo são muito mais produtivas do
que a tradicional imagem da pessoa trancafiada estudando 14 horas por dia.
O sucesso no estudo e
em provas (escritas, concursos, entrevistas, etc.) depende basicamente de três
aspectos, em geral desprezados por quem está querendo passar numa prova ou
conseguir um emprego:
1º) Clara definição
dos objetivos e técnicas de planejamento e organização;
2º) Técnicas para
aumentar o rendimento do estudo, do cérebro e da memória;
3º) Técnicas
específicas sobre como fazer provas e entrevistas, abordando dicas e macetes
que a experiência fornece mas que podem ser aprendidos.
O conjunto destas
técnicas resulta em um aprendizado melhor e mais sucesso em provas escritas e
orais (inclusive entrevistas).
Aos poucos,
pretendemos ir abordando estes assuntos, mas já podemos anotar aqui alguns
cuidados e providências que irão aumentar seu desempenho.Para melhorar a
"briga" entre estudo e lazer , sugiro que você aprenda a administrar
seu tempo. Para isto, como já disse, basta um pouco de disciplina e
organização.
O primeiro passo é
fazer o tradicional quadro horário, colocando nele todas as tarefas a serem
realizadas. Ao invés de servir como uma "prisão", este procedimento
facilitará as coisas para você. Pra começar, porque vai levá-lo a escolher as
coisas que quer dar mais tempo e a estabelecer suas prioridades. Experimente.
Em pouco tempo você vai ver que isto funciona.Também é recomendável que você
separe tempo suficiente para dormir, fazer algum exercício físico e dar atenção
à família ou namoro. Sem isso, o stress será uma mera questão de tempo. Por
incrível que pareça, o fato é que com uma vida equilibrada o seu rendimento
final no estudo aumenta.Outra dica simples é a seguinte: depois de escolher
quantas horas você vai gastar com cada tarefa ou atividade, evite pensar em uma
enquanto está realizando a outra. Quando o cérebro mandar "mensagens"
sobre outras tarefas, é só lembrar que cada uma tem seu tempo definido. Isto
aumentará a concentração no estudo, o rendimento, e o prazer e relaxamento das
horas de lazer.
Aprender a separar o
tempo é um excelente meio de diminuir o stress e aumentar o rendimento, em
tudo.
3ª DICA: Dez dicas
importantes para fazer uma prova (concurso público)
A primeira coisa que
se precisa em uma prova é calma, tranqüilidade. Se você começar a ficar
nervoso, sente-se e simplesmente respire. Respire calma e tranqüilamente,
sentindo o ar, sentindo sua própria respiração.
Após uns poucos
minutos verá que respirar é um ótimo calmante. Procure manter-se em estado
alfa, ou seja, combine calma e atenção.
Comece a ver a prova
como algo agradável, como uma oportunidade, visualize-se calmo e tranqüilo.
Lembre-se que "treino é treino e jogo é jogo" e que os jogadores
gostam mesmo é de jogar: a prova é a oportunidade de jogar pra valer, de ir
para o campeonato.
Fazer provas é bom, é
gostoso, é uma oportunidade. Conscientize-se disso e enquanto a maioria estiver
tensa e preocupada, você estará feliz e satisfeito. Um dos motivos pelos quais
eu sempre rendi bem em provas é porque considero fazer provas algo agradável.
Imagine só, às vezes a gente vai para uma prova desempregado e sai dela com um
excelente cargo! Mesmo quando não passamos, a prova nos dá experiência para a
próxima vez. Comece a ver, sentir e ouvir "fazer prova" como algo
positivo, como uma ocasião em que podemos estar tranqüilos, calmos e onde
podemos render bem.
Ao fazer uma prova,
nunca perca de vista o objetivo: passar. O objetivo não é ser o primeiro
colocado (o que é uma grande ilusão, já que ser o primeiro traz mais problemas
do que vantagens). Também não é mostrar que é o bom, o melhor, o
"sabe-tudo". O objetivo é acertar as questões, tentar fazer o máximo
de pontos mas ficar feliz se acertar o mínimo para passar.
Só isso.
A simplicidade e a
objetividade são indispensáveis na prova, ladeadas com o equilíbrio emocional e
o controle do tempo. Para passar lembre-se que você precisa responder aquilo
que foi perguntado. Leia com atenção as orientações ao candidato e o enunciado
de cada questão.
Em provas objetivas,
seja metódico ao responder. Em provas dissertativas, seja objetivo e mostre
seus conhecimentos. Por mais simples que seja a questão, responda-a
fundamentadamente. No início e no final seja objetivo; no desenvolvimento (no
miolo), procure demonstrar seus conhecimentos. Nessa parte, anote tudo o que
você se recordar sobre o assunto e estabeleça relações com outros. Sem se
perder, defina rapidamente conceitos e classificações. Se souber, dê exemplos.
Aja com segurança: se não tiver certeza a respeito de um comentário, adendo ou
exemplo, evite-o. "Florear" a resposta sem ter certeza do que está
escrevendo não vale a pena. Isso só compensa se tratar-se do ponto central da
pergunta, do cerne da questão. Nesse caso, se o erro não for descontado dos
acertos, arrisque a resposta que lhe parecer melhor.
Utilize linguagem
técnica. A linguagem de prova é formal, de modo que não se deixe enganar pela
coloquial. Substitua termos, se preciso. Ex.: "Eu acho", "Eu
entendo", "Entendo que".
Correção lingüística.
Tão ruim quanto uma letra ilegível ou uma voz inaudível é a letra bonita ou a
voz tonitruante com erros de português. O estudo da língua nunca é desperdício
e deve ser valorizado. Além disso, a leitura constante aumenta a correção da exposição
escrita ou falada.
Evitar vaidades ou
"invenções". Muitos querem responder o que preferem, do jeito que
preferem. Em provas e concursos temos que atentar para a simplicidade e para o
modo de entender dominante e/ou do examinador. Aquela nossa tese e opinião
inovadora, devemos guardá-la para a ocasião própria, que certamente não é a do
concurso.
Tenha sempre
humildade intelectual. Não queira parecer mais inteligente que o examinador ou
criticá-lo. Não se considere infalível, sempre prestando atenção mesmo a
questões fáceis ou aparentemente simples. Nunca despreze uma opinião diversa.
"Teoria do
consumidor". Além desses cuidados, temos que ter um extra com alguns
examinadores. Lembre-se que todo professor, quando aplica uma prova é, na
prática, um examinador. A grande maioria dos examinadores aceita que o
candidato tenha uma opinião divergente da sua. Há, contudo, alguns mestres e
bancas um tanto mais inflexíveis, casos em que será exigido do candidato uma
dose de fluidez, docilidade, suavidade e brandura.
Junte-se a isso o
ensino daqueles que sabem atender ao consumidor: o importante é satisfazer o
cliente, o cliente tem sempre razão, o atendimento é tão importante quanto o
produto.
Esta técnica ensina
que o candidato deve ser prudente e pragmático.
Pragmatismo,
anote-se, é a "doutrina segundo a qual a verdade de uma proposição
consiste no fato de que ela seja útil, tenha alguma espécie de êxito ou de
satisfação".
O candidato precisa
ter fluidez e maleabilidade suficientes para moldar-se à eventual inflexibilidade
do examinador.
Se o seu professor só
considera correta uma posição, devemos ter cuidado ao responder pois a prova
não é a ocasião mais adequada para um enfrentamento de idéias, até porque ele é
quem dá a nota, havendo uma grande desigualdade de forças. Existem os momentos
adequados para firmar nossas opiniões e pontos de vista e isso é absolutamente
indispensável, desde que na hora certa.
Letra legível,
palavras audíveis. Se o examinador não consegue decifrar sua caligrafia nem
ouvir sua voz, isso irá prejudicar a quem? Quem tem o maior interesse em ser
lido, ouvido e entendido? Será que todos os examinadores, profissionais
ocupados e atarefados, diante de centenas ou de milhares de provas para
corrigir, terão tempo e compreensão diante de uma letra ilegível? Na hora da
prova faça letra bonita, de preferência redondinha (ou, no mínimo, em caixa
alta), a fim de que ela fique legível. Treine sua oratória para saber falar
razoavelmente.
4ª DICA: Fazendo
Provas
A realização de
provas exige cuidados específicos para cada momento, que serão objeto de nossa
atenção a partir de agora. Cada fase da preparação ou da prova tem suas
técnicas. Não se assuste, achando que são muitas: como a técnica ajuda, quanto
mais técnicas melhor.
A técnica da prática:
aprenda a fazer, fazendo.
Aconselho o leitor a
treinar o mais que puder a realização de provas. A experiência constitui um
excelente trunfo na hora de um campeonato ou de um concurso.
Estes anos correndo o
país me mostraram que pouca gente treina fazer provas. E esta é a grande dica:
faça provas. Os cursos que mais aprovam são os que levam seus alunos a
treinarem fazer provas, os candidatos que passam são os que treinaram fazer
provas.
Para fazer provas,
existem duas maneiras: simulados e provas reais. O ideal é que o candidato faça
as duas, ou seja, que treine fazer provas e questões e que se inscreva em
concursos para a área que deseja.Para os simulados, recomendo a você resolver
questões e provas da matéria que estudou, como forma de fixar o conteúdo,
periodicamente, fazer um concurso simulado, reprisando o tempo real da prova, o
uso apenas do material permitido e, claro, utilizando provas de concursos
anteriores. Outra dica boa é fazer os simulados filantrópicos cada vez mais
comuns nos cursos preparatórios.
Falemos mais um pouco
sobre este importante item.
VÁ FAZER AS PROVAS.
Há pessoas que deixam de fazer uma prova por não se considerarem
"preparadas" e deixam de adquirir experiência e até mesmo, algumas
vezes, ser aprovadas. Mesmo que ainda esteja começando a se preparar, vá fazer
as provas. Se for para alguém dizer que você ainda precisa estudar mais um
pouco antes da aprovação, deixe que a banca examinadora o faça. Quem sabe o dia
da prova não é o seu dia? Asseguro que, pelo menos, você irá adquirir experiência,
ver como está o seu nível, como é estar "no meio do jogo" etc. Ao
chegar em casa, procure nos livros as respostas: a fixação daquilo que você
pesquisar nessa ocasião é sempre muito alta. Analise o gabarito e, se for
possível, participe da vista de prova. Se o resultado for abaixo de sua
expectativa, não desanime: apenas continue estudando e agregando conhecimentos.
A coisa funciona assim mesmo: a gente normalmente "apanha" um pouco
antes de começar a "bater".
TREINE EM CASA. Mesmo
que você não tenha como fazer as provas, é possível adquirir boa parte dessa
experiência em casa, treinando. Reúna provas de concursos anteriores ou
comercializadas através de cadernos de testes e livros, separe o material de
consulta permitido pelo Edital, o número de questões, o tempo de prova, etc. E
faça a prova! Tente simular uma prova do modo mais próximo possível daquele que
irá encontrar no dia do concurso. Aproveite esses "simulados" para
aprender a administrar o tempo de prova. Se os cursos preparatórios oferecerem
provões ou simulados, participe.
TREINOS ESPECIAIS.
Depois de algum treino, passe a ficar resolvendo mais questões por um tempo um
pouco maior (p. ex., uma hora a mais) do que o que terá disponível no dia da
prova, o que serve para aumentar sua resistência.
Outro exercício é
resolver questões em um tempo menor, aumentando a pressão. Por exemplo, se a
prova terá 4 horas para 50 questões de múltipla escolha, experimente tentar
responder esse número de questões em 3 horas ou 3 horas e meia. Em seguida,
responda a outras questões até completar o tempo de 4 horas. Se você está
acostumado a resolver questões com uma pressão maior do tempo e com uma longa
duração (5 ou 6 horas, por exemplo), ficará mais à vontade em provas em
condições menos severas. Contudo, à medida em que a data do concurso for se
aproximando, passe a realizar mais provas simuladas em condições absolutamente
iguais às que você irá enfrentar.
5ª DICA: Mudança de
paradigma
Se você está
acostumado a pensar numa prova apenas como aluno, aprenda a mudar esse
paradigma. Você também precisa ver a prova com os olhos do examinador. Se um
médico, um engenheiro, um advogado e um político virem uma ponte ruir e pessoas
se ferirem, é possível que haja quatro modos de avaliar o fato: um pensará em
socorro médico, outro em qual foi a falha na construção, outro em ações de
indenização, e o último em mais um ponto de sua plataforma eleitoral.
Enquanto você não
aprender a ver a prova não como quem quer acertar (o aluno) mas como quem quer
ver se está certo (o examinador), as suas provas terão menos qualidade.
Em duplas ou grupos,
passe a fazer provas e trocá-las para a correção. Corrija-as como se fosse o
próprio examinador. Você aprenderá a ver a prova com outros olhos e isto
facilitará seu desempenho quando reassumir o papel de aluno. Treine para fazer
provas orais reparando a postura e respostas do colega como se você fosse da
banca.
Humildade intelectual
Nunca despreze uma
idéia nova ou uma opinião sem meditar e refletir.
Nunca despreze uma
idéia por causa de sua fonte, por exemplo, por ser de alguém que você não
gosta, ou que é pobre, ou que é de outra raça, ou de outra religião, ou de
outro estado, ou de outro sexo, ou de outra qualquer coisa. Avalie as idéias
pelo seu valor e não pela sua origem ou roupagem.
Além disso, é preciso
conhecer o que há, o que já existe, nem que seja para sustentar uma tese
inteiramente nova. Caso contrário, pode ocorrer aquela história onde um ateu
foi para o Clube dos Herejes e, na portaria, perguntaram-lhe se havia lido a
Bíblia, o Talmude, etc. O ateu disse que não leu nada porque era ateu, e o
mandaram para o Clube dos Ignorantes.
Resumos e cores
Ao estudar faça
resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações em árvore, mencionados no
item abaixo. Organize-se para periodicamente, ao estudar a matéria, reler os
resumos que tiver preparado. Uma boa ocasião é fazê-lo a cada vez que for
começar a estudar a matéria. Quando o número de resumos for muito grande,
divida-os de forma a que de vez em quando (semana a semana ou mês a mês) você
dê uma "passada" por eles. Essa revisão servirá para aumentar de modo
extraordinário seu aprendizado e memorização.
O uso de mais de uma
cor em suas anotações é proveitosa, pois estimula mais a atenção e o lado
direito do cérebro. Alguns alunos gostam de correlacionar cores com assuntos ou
com referências. Por exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais
"quentes" para cair, o que está em azul são exceções, princípios na
cor verde, e assim por diante. Dessa forma, as cores também funcionam como uma
espécie de ícone.
SQ3R
Morgan e Deese
mencionam estudos feitos pela Universidade de Ohio nos quais se identificou
aquele que seria o melhor método de estudo: o SQ3R. Este eficiente método pode
ser utilizado isoladamente ou em combinação com outros, sendo referido por
praticamente todos os livros que tratam do assunto (metodologia, aprendizado,
leitura dinâmica, memorização, etc.).
Nesse sistema nós
reaprenderemos a ler, agora não mais em um passo, mas em cinco. Por demorarmos
mais tempo para ler com o SQ3R, aparentemente estará havendo "perda"
de tempo. Mas isso é só aparência. Embora se leve um pouco mais de tempo, o ganho
de fixação é tão superior que compensa com sobras o esforço de aprender esta
nova dinâmica de leitura, em fases. É claro que o leitor só usará este sistema
quando achar conveniente, ficando ele como mais um recurso disponível.
As duas primeiras
fases (S e Q) servem para aguçar a curiosidade mental e dar uma noção do que se
busca, servem para "abrir" o cérebro e "arar" a terra onde
serão lançadas as novas informações.
As três fases
seguintes (3R), que correspondem a três formas diferentes de se ler,
correspondem a três momentos de fixação cerebral, um complementar do outro.
O conjunto facilita o
estabelecimento mental de relações e associações, a apreensão, a memorização e
a "etiquetação mental". Em resumo:
1º - Defina o que
você está procurando ou quer aprender.
2º- Formule perguntas
e questões.
3º - Leia o texto
rapidamente, prestando atenção aleatoriamente a termos isolados, lendo os
títulos e subtítulos, reparando as figuras, as notas, os termos em negrito.
Essa leitura é um "vôo geral" sobre o que será lido em seguida.
4º - Leia
tradicionalmente, com atenção, e, se quiser, sublinhando o que achar mais
importante.
5º - Releia o texto,
revisando o que for mais importante. Veja se respondeu às perguntas formuladas
de antemão. Reforce os pontos de menor fixação.
Formule perguntas
sobre o que se sabe, o que vai ser tratado, o que se quer aprender. Prepare
perguntas a serem respondidas. Levante dúvidas. Isso "abre as portas"
para a matéria que virá em seguida.I4.3, acima.
Na primeira leitura,
procure apenas a idéia principal, detalhes importantes que sejam rapidamente
captados, veja "qual é o lance". Essa primeira leitura é rápida,
"descompromissada", sem a preocupação com a compreensão total. É um
vôo sobre uma floresta antes de descer para caminhar por ela.
Na segunda leitura
faça uma análise melhor, a leitura tradicional, comece a tirar suas conclusões
pessoais, a criticar, concordar, anotar, sublinhar, etc. Esta leitura é o
passeio a pé pela floresta. Como sublinhar,C19, I5, p. 475.
Na terceira leitura,
você já pode sintetizar, resumir, etc. Aqui você utilizará e melhorará
eventuais anotações rápidas feitas na 2ª leitura. Ao final dela você já deverá
sentir-se apto a fazer uma explanação sobre o tema. Essa leitura é aquela onde
se anota o que ficou de mais emocionante ou importante da visita à floresta, é
aquela onde você, novamente do avião, registra os pontos mais bonitos, onde
existe esta cachoeira, aquela nascente ou aquela árvore fenomenal, etc.
Após terminar o
estudo pelo SQ3R, pegue o questionário previamente preparado e veja se já pode
respondê-lo. O que você responder é o que já foi fixado. Procure em seguida as
respostas para as perguntas que não tiver respondido, o que servirá como
excelente forma de aprender e fixar a matéria.
6ª DICA:
ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E TEMPO DE ESTUDO
INDIVIDUALIZAÇÃO E
QUALIDADE
O tempo de estudo não é uma parte isolada de nossa vida,
mas uma parcela do tempo em interação com as demais atividades.
Para se ter um bom
horário de estudo é preciso harmonização, pois ninguém pode apenas estudar. É
preciso cuidar da administração do tempo, que envolve vários fatores, entre os
quais reluzem a responsabilidade com nossos objetivos e a flexibilidade para adaptar o que for possível e para se adaptar às circunstâncias.
A administração do
tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversasatividades, algo tão
grave e sério que às vezes nos causa certa angústia. A Bíblia, em muitas
passagens, fala a respeito da administração do tempo.
A administração do
tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversas atividades, algo tão grave e
sério que às vezes nos causa certa angústia. A Bíblia, em muitas passagens,
fala a respeito da administração do tempo.
Em Efésios 5:16 fala
em agir "remindo o tempo, porque os dias são maus", sendo que uma
tradução mais recente utiliza os termos "usando bem cada
oportunidade". Remir, como se sabe, significa salvar, resgatar, adquirir
de novo. Essa preocupação com o tempo excede em muito a preocupação com a data
da prova. Ela se liga à fugacidade da vida, ao seu caráter transitório e
efêmero.
Isso foi retratado
por Tiago (Cap. 4, vers. 14) ao dizer: "Que é a vossa vida? Sois, apenas,
como uma neblina que aparece por um instante e logo se dissipa" ao passo
que o Salmista disse que "tudo passa rapidamente, e nós voamos"
(Salmo 90:10).
Se administrar o
tempo é algo assim tão valioso, é óbvio que administrar o nosso
tempo de estudo também o é. Seja porque o estudo ajuda
a vencer em nossa curta vida, seja porque nosso tempo é limitado e, portanto,
devemos saber dividi-lo harmoniosamente.
Procurando o ideal. A idéia normal de
quem está estudando é a de saber qual o número ideal de horas de estudo para se
alcançar sucesso. É por essa razão que uma das perguntas que mais ouço é:
"Quantas horas
você estudava por dia?"
Já ocorreu de um
aluno me perguntar quantas horas eu estudava, pois ele, já que não era tão
inteligente quanto eu, estudaria o dobro e, assim, passaria
no concurso. Obviamente, disse a ele 1) que não existe isto de mais ou menos inteligente, mas sim a pessoa
usar ou não a inteligência que todos temos e 2) que o importante não era
quantas horas eu estudei mas quantas ele poderia estudar.
Embora equivocado
quanto ao método, repare que esse aluno tinha um objetivo e estava
"matutando", pensando em como chegar lá. Isso é positivo. O fato de
estar equivocado foi resolvido, pois, além de ele estar procurando soluções,
ele fez perguntas. E só quem pergunta (ao professor ou aos livros) pode obter
respostas.
O importante é o seu
horário. Perguntar quantas horas outra pessoa estudava não tem utilidade porque
ninguém tem sua vida igual à de outrem: uns trabalham, outros não; uns vão à
igreja, outros não; uns são solteiros, outros casados, outros mais ou menos;
uns têm filhos, outros não. O que adianta saber é quantas horas você estuda,
ou, mais, quantas pode estudar por dia ou por semana.
Além do mais, o certo
é perguntar, primeiro, como estudar e, depois, quantas horas você pode
aproveitar para estudar. O número ideal de horas para se estudar é: o maior número de
horas que você puder, mantida a qualidade de vida e do estudo. Esse é o número.
Quantidade x
Qualidade do Estudo. Como tudo na vida, importa mais a qualidade do que a quantidade. Há
quem estude doze horas por dia e seu resultado prático seja inferior ao de
outro que estuda apenas uma hora por dia. Por quê? Por causa de inúmeros
fatores, como a concentração, a metodologia e o ambiente de estudo. Mesmo
assim, os estudantes e candidatos preocupam-se apenas com "quantas
horas" ele ou o colega estuda por dia, e quase não se vê a preocupação com
o "como" se estuda.
Quem se preocupa
apenas com "quantas" horas se estuda, esquece do desperdício de tempo
de estudo por causa de sua baixa qualidade.Como ensinou Deming (obra citada),
"a produtividade aumenta à medida que a qualidade melhora", pois há
menos retrabalho (fazer de novo o que foi mal feito), pois há menos
desperdício.
Quantidade x
Qualidade x Qualidade + Qualidade. Embora a qualidade seja o mais
importante, é óbvio que você precisa dedicar uma quantidade de tempo para
estudar. Se pode estudar 2 horas por dia, não estude apenas "uma com
qualidade" e desperdice a outra: estude as duas com qualidade. Se João
estuda uma hora com qualidade e José duas horas sem qualidade, João estudou
mais. Porém, se João estuda uma hora com qualidade e José duas horas com
qualidade, José estudou mais.
Uma das vantagens de
estudar para um concurso é que até passar você sacrifica uma considerável parte
do seu tempo, mas após sua aprovação pode refazer seu horário do jeito que
preferir. Pode até voltar a fazer o que fazia, só que com sua vida profissional
resolvida, já curtindo o seu sucesso e, é claro, com mais status e dinheiro no
bolso.
Uma hora de estudo
com qualidade vale mais do que 5 horas de estudo sem qualidade. Contudo, cinco
horas de estudo com qualidade valem mais do que 1 hora de estudo com qualidade.
Assim, você deve reservar o maior tempo possível para estudo, apenas com o
cuidado de separar tempo para descansar, relaxar, etc.
O resultado da soma da quantidade com a qualidade pode ser expresso pelo que se lê em II Coríntios 9:6: "Aquele que
semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em
abundância também ceifará.
7ª DICA: COMO FUNCIONA
UM PROJETO DE ESTUDO
O primeiro passo que
devemos dar é assumir o controle de nossa vida e planejar qual será o caminho a
ser trilhado. A preparação para uma prova, exame ou concurso é uma atividade séria demais para ser
feita aleatoriamente, ao sabor do vento, deixando-se levar como as ondas do
mar. É aconselhável que se tenha um projeto e que, para realizá-lo, se organize
um sistema eficiente de estudo.
Estudar não é uma atividade isolada: o estudo produtivo e otimizado deve ser
organizado como um projeto. E o projeto de estudo nada mais é do que montar um
sistema de estudo.
Sistema é disposição de partes em uma estrutura organizada. É, pois, uma reunião
coordenada e lógica de diversos elementos. O sistema de estudo será o emprego
de um conjunto de técnicas ou métodos voltados para um resultado. Isso abrange
o estudo de qualidade e a coordenação ideal entre as atividades de estudo,
lazer, descanso, trabalho, deslocamento, etc., de modo a propiciar um
rendimento ótimo nos estudos.
Este sistema deve ser eficiente, eficaz, isto é, capaz de produzir o efeito desejado, de dar um bom
resultado.
Não adianta, como
muitas vezes ocorre, a pessoa parar toda sua vida, lazer, descanso e ficar
quase 24 horas ligada em estudo, estudo, estudo e, em pouco tempo, parar tudo
por causa de estresse, depressão ou coisa semelhante. Um sistema organizado e
razoável permite um esforço dosado e contínuo.
QUALIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS
COMPROMISSO
(Persistência,
Constância de propósito)
Ao contrário do mero
interesse por alguma coisa, significa querer com constância. David McNally diz
que "compromisso é a disposição de fazer o necessário para conseguir o que
você deseja". O mesmo autor cita, ainda, a explicação de Kenneth
Blanchard: "Há uma diferença entre interesse e compromisso. Quando você
está interessado em fazer alguma coisa, você só faz quando for conveniente.
Quando está comprometido com alguma coisa, você não aceita desculpas, só
resultados." É o compromisso que nos vai fazer sacrificar temporariamente
o que for necessário para estudarmos e perseverar até chegar aonde queremos.
Compromisso também pode ser entendido como perseverança, firmeza de vontade,
constância de propósito, fortaleza. Thomas Edison, diz-se, só conseguiu
transformar em realidade sua visão mental da lâmpada elétrica na tentativa de
nº 10.000. A cada fracasso ele se animava a continuar tentando dizendo que
havia descoberto mais uma forma de não inventar a lâmpada elétrica.
Há quem ainda
distinga compromisso e comprometimento, que seria um grau ainda maior de
interesse. Exemplo: se tenho que estar em tal lugar em tal dia, tenho um
compromisso, ao passo que se estou querendo ir, estou comprometido com isso.
Assuma a
responsabilidade por seu destino, tenha iniciativa e persistência.
Sobre persistência em
obedecer a alguma coisa (a Deus, a um objetivo, etc.), se houver interesse,
veja Jeremias, cap. 36. Quanto ao modo de se executar, reflita sobre
Colossenses 3:23: "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração
(...)".
AUTODISCIPLINA
(domínio próprio)
Um dos maiores
atletas que conhecemos, Oscar Schmidt, ensina que a diferença entre um bom
atleta e um atleta medíocre (mediano) é que este pára diante das primeiras
dificuldades ao passo que aquele, quando está cansado, dá mais uma volta na
pista, e mais uma volta, e mais uma volta. Assim, aos poucos, vai melhorando,
minuto a minuto. Não foi qualquer um que ensinou isso, foi um dos maiores
jogadores de basquete de todos os tempos. Ele, na verdade, indicou uma
qualidade indispensável para um atleta e para se alcançar um sonho:
autodisciplina. Ele também ensina que é preciso ter-se humildade, não achar que
se é o melhor, pois, sempre temos algo a aprender e a melhorar.
Autodisciplina é a
capacidade de a pessoa se submeter a regras, opções e comportamentos escolhidos
por ela mesma, mesmo diante de dificuldades. Como se vê, autodisciplina
significa que vamos submeter-nos a uma coisa ao invés de outra. Ninguém é
completamente livre: somos sempre escravos da disciplina ou da indisciplina. A
disciplina permite escolhas mais inteligentes e é melhor para efeito de passar
em provas e concursos.
É a autodisciplina
que nos dará poder para renunciar, ainda que temporariamente, a prazeres menos
importantes em favor da busca por prazeres mais importantes. Aqueles que se
recusam a ser "mandados" por uma disciplina auto-imposta são escravos
ainda maiores da própria desorganização, preguiça ou falta de vontade. Nesse
sentido, vendo-se as vantagens do exercício da autodisciplina, podemos dizer
que o poeta Renato Russo estava certo quando cantava, na música "Há
Tempos" que "disciplina é liberdade".
Além de
autodisciplina, o sucesso no estudo e nas provas exige alta disciplina, ou seja, uma alta dose dessa atitude. Em geral, lidamos com grande quantidade de matéria e
grande quantidade de tempo para aprender tudo. Mesmo que o estudo de qualidade
ganhe tempo, você terá que ter paciência. E disciplina para fazer a coisa certa
pelo tempo certo.
A alta disciplina não
é só para o estudo, mas também para manter a atitude mental certa, o
equilíbrio, saber administrar o tempo, descansar na hora de descansar e assim
por diante. Se pensar em desanimar ao saber que vai precisar de auto e alta
disciplina, lembre-se de que a única escolha que você tem é de pagar o preço de
aprender ... ou o preço de não aprender.A única escolha que você tem é: pagar o
preço de aprender ... ou o preço de não aprender.
Para ajudar na
autodisciplina, conscientize-se de que você é responsável por seu futuro. Liste
seus objetivos de curto, médio e longo prazos e periodicamente os releia.
ORGANIZAÇÃO
A importância do
planejamento e da organização foi mostrada por Jesus (Lucas 14:28, 32), em
parábola:
Da mesma forma, quem
começa a estudar deve planejar o desenvolvimento dos estudos, as matérias que
precisa aprender, o material necessário, a administração do tempo, etc., para
não começar mal uma obra ou ir para a guerra despreparado.
Organizar-se é
estabelecer prioridades. A conjugação do estabelecimento de prioridades
(planejamento estratégico) com a autodisciplina (domínio próprio) e com a
estruturação das atividades é a melhor forma de se obter tempo para estudar,
para o lazer, descanso, família, etc.
Aprenda a não deixar
mais as coisas para a última hora, seja um trabalho, seja uma inscrição em
concurso. Deixar as coisas para o último dia é pedir para ter problemas e dar
chance para o azar. No último dia uma máquina quebra, alguém fica doente,
ocorre um imprevisto, etc. Comece a se organizar e uma boa dica é essa: cumpra
logo suas tarefas. Não procrastine.Organize-se. Defina suas prioridades.
Discipline o seu tempo. Estabeleça metas e cumpra-as. Ao executar uma coisa,
pense apenas nela. Execute com alegria. Aproveite o dia (carpe diem).
ACUIDADE
Acuidade significa,
como ensina o Aurélio, "agudeza de percepção; perspicácia, finura".
Finura, no sentido aqui tratado, e ainda segundo o Aurélio, significa
"afiado, que tem vivacidade, sagaz". Essa qualidade, pode ser
resumida em "prestar atenção". Istoé o que mais falta quando
alguém assiste a uma aula, lê um livro ou responde a uma questão de prova.
Quantas vezes você não aprendeu alguma coisa apenas porque não estava atento,
ou errou uma questão de prova (uma "casca de banana") porque não
estava "ligado" no que estava fazendo? Apenas por falta de atenção,
de acuidade. A regra básica aqui é, na lição de N. Poussin, a seguinte: "O
que vale a pena ser feito vale a pena ser bem feito."
Assim, se você vai
estudar, ler um livro, assistir a uma aula, fazer uma prova (isto é, se você
decidiu fazer isto), faça bem feito. Para fazer bem é preciso acuidade, ou
seja, prestar atenção. Esse princípio serve para tudo: trabalho, lazer, sexo,
etc.
Esteja aberto para a
realidade e para novas idéias. Veja, ouça e sinta as coisas. Participe da vida
como ator e não como espectador. Seja sujeito e não objeto dos acontecimentos.
Concentre-se no que faz. Seja curioso. Não tenha receio de questionar, duvidar,
perguntar. Pense, raciocine e reflita sobre o que está acontecendo ao seu
redor.
FLEXIBILIDADE
Talvez esta seja a
qualidade mais importante para que este livro possa ser útil. O meu sistema não
será bom para você a menos que você o adapte à sua realidade, qualidades,
defeitos, facilidades e dificuldades. Adaptação é uma forma
de inteligência. Tudo o que você vir, ler, ouvir, sentir, etc. deve ser avaliado e
adaptado. Teste as coisas, veja se funcionam bem para você ou se, para
funcionarem melhor, demandam alguma modificação. Não tenha receio de criar seus
próprios métodos e soluções.
A capacidade de
adaptação foi mencionada por um grande general:
Em suma, você deve
ser capaz de - como diz conhecida oração atribuída a um almirante americano -
ter coragem para mudar as coisas que são mutáveis, resignação para aceitar as
que são imutáveis e sabedoria para distinguir ambas. Para montar seu projeto de
estudo, adapte o que é adaptável e adapte-se às condições que você não tem como
alterar.
A flexibilidade é,
portanto, a capacidade de adaptação. Ela será importante em toda a sua vida e,
também, para montar um sistema de estudo. Ela também serve para que possam ir
sendo feitas as modificações necessárias à medida em que forem surgindo novas
situações, circunstâncias, imprevistos, etc.
8ª DICA: COMO DEFINIR
O PRAZO PARA SER APROVADO
1 PRAZO PARA
APROVAÇÃO
Essa é a regra de
ouro do candidato. Não defina prazos: estabeleça um objetivo e tenha a
persistência necessária para alcançá-lo. Como dizia o maior vendedor do mundo:
"O fracasso nunca me alcançará se minha vontade de vencer for
suficientemente forte".
Além do mais, o
fracasso é uma situação ou um momento, nunca uma pessoa. Como já disse, você
pode acumular concursos em que não passou mas bastará uma aprovação para
"resolver" o problema. E, de mais a mais, um resultado negativo
sequer pode ser considerado um fracasso, porque sempre se ganha experiência
para o próximo concurso (C23). Outro equívoco é o da pessoa que após um ou dois
reveses resolve mudar de carreira ao invés de persistir em seu intento.
O título deste
Capítulo contém uma pequena armadilha: Como definir o prazo para ser aprovado é
exatamente não buscar a sua definição. O que devemos definir é o objetivo a ser
buscado o quanto for suficiente. Um dos motivos é o fenômeno da agregação
cíclica.
9ª DICA: 1 -
exercícios
Comece a redigir
todos os dias ou, pelo menos, toda semana. Separe horários específicos apenas
para redigir. Faça redação geral, de apoio e específica.C9, I5, p. 240. Como
diz o brocardo latino Fiat fabricandun faber, fazer se aprende fazendo. Ou
melhor, é indicado obter primeiro uma base teórica, mas a perfeição só
adquire-se com a prática. Experimente começar a escrever um diário, poesias,
contos, fazer descrições de objetos, narrar fatos ou problemas, dissertações
sobre assuntos em geral e assuntos da matéria da prova. Faça resumos de livros,
filmes, etc.
Treine fazer
descrições bem completas, identificando tudo o que caracteriza a coisa descrita
e a distingue das demais.
Façamos um exercício: Descreva um pão de queijo.
Isto mesmo. Pare a
leitura, pegue uma folha e comece a trabalhar. [Descreva um pão de queijo.
Já descreveu?
Vamos lá, pegue uma
folha em separado e descreva um pão de queijo.
Estou esperando...
esperando...
esperando...
Pronto. Acabou?
Vamos
"corrigir" ?
Primeiro passo:
Pegue novamente folha
em anexo e
1 - Veja a
"cara" dela. Está bonita?
2 - Por melhor que
esteja, tenho certeza que dá para melhorar. Faça isso.
Já fez?
Estou esperando...
esperando...
esperando.
Experimente conferir
se sua descrição pode ir um pouco mais fundo, passando para o campo da
dissertação, onde você pode desenvolver idéias, juízos, valor.
Ótimo. Agora diga-me
se você descreveu bem um pão de queijo.
Veja se falou do seu
tamanho, cor, temperatura ideal, sabor, composição (massa, queijo, tempero,
etc.), odor, textura, acompanhamentos ideais (café, refrigerante, etc.), origem
(Minas Gerais), ocasiões e modo de consumo, variedades (simples, com pedaços de
outros ingredientes, com doce de leite, etc.), sua utilidade para reuniões,
lanches rápidos, tira-gostos, etc., lojas especializadas em vender pão de
queijo, se faz diferença ser feito no forno de fogão ou em microondas, sua
primeira, melhor e pior experiência com um pão de queijo, eventuais comparações
com outros tipos de pão (francês, pão de batata, pão integral), etc.
Você falou nisso
tudo?
Se você não falou é
porque não quis, não teve paciência ou não está treinado para levar a sério a
tarefa de escrever. Vamos, eu tenho certeza que você pode fazer um trabalho
excepcionalmente bonito. Tente agora outra descrição.
Que tal o pão
francês?
Outro treino útil
será experimentar contar uma história, isto é, fazer uma narração, com todos os
seus elementos: personagem (um pão de queijo que adquiriu vida), ação, espaço,
tempo em desenvolvimento, enredo ou trama e narrador. Escrever uma história irá
ajudar muito na construção daquela já mencionada estrada que liga o cérebro à
caneta e esta ao papel.
Se você sabe
descrever um pão de queijo, saberá certamente descrever qualquer outra coisa
que conheça, da vida ou da matéria que cairá na prova.Em provas jurídicas, uma
das questões que os candidatos consideram mais complicadas é descrever a
natureza jurídica de alguma coisa. Ora, natureza significa, nesta acepção,
espécie ou qualidade. Natureza jurídica será absolutamente a mesma coisa dentro
desse universo específico. Para descrever-se a natureza jurídica de algo, basta
dizer o que tal coisa é na essência, quais as suas características e o que a
distingue das demais. Se você conhece a coisa e sabe escrever, estas questões
não serão mais um problema.
10ª DICA: RESUMO PARA
A PROVA
Como citei muitas
técnicas, vou fazer um resumo para você lembrar no dia da prova. A técnica que
usarei é a do processo mnemônico.Pense na frase:
Até cair foi legal,
administrei, revi e descansei. Agora, repare que a frase é a ligação para uma
série de palavras/técnicas:
Até cair foi legal,
administrei, revi e descansei.
Não leve isto anotado
para o dia da prova pois, embora não o seja, pode ser considerado como
"cola". Memorize a frase e, ao receber seu material de prova, escreva
no caderno de questões ou folha para rascunho. Usando a técnica, você lembrará
as coisas mais importantes para a prova.
At - atitude e atenção
Ca - calma e tranqüilidade
Fo - foco
Le - ler as instruções aos candidatos e ler a prova com atençãoAdminist -
administrar o tempo e administrar o que não sabe
Revi - revisões 1 e 2
Descansei - intervalos, situação, atitude
At - atitude e
atenção. Lembre que fazer provas é um privilégio, uma oportunidade, que muitos
queriam estar onde você está, lutando por seus sonhos. E tenha atenção, não
fique voando.
Ca - calma e tranqüilidade. Um candidato calmo
rende mais. Se preciso, respire lentamente até se acalmar. Divirta-se.
Fo - foco. O objetivo é passar
e, para passar, a atitude correta é: fazer a melhor prova que eu puder fazer
hoje, devo mostrar meus conhecimentos com clareza e objetividade para deixar o
examinador feliz.
Le - ler as
instruções aos candidatos e ler a prova com atenção. Ler as instruções
vai ajudá-lo a fazer a prova corretamente; ler as questões vai fazer você
descobrir o que o examinador realmente quer saber de você (e não o que você
gostaria que ele perguntasse). O examinador precisa ser atendido.
Administ -
administrar o tempo e administrar o que não sabe. O tempo se
administra fazendo as contas e, claro, treinando antes, para ter prática de
fazer provas. Administrar o que não se sabe é decidir deixar em branco ou
mostrar o que for possível de conhecimento.
Revi - revisões 1 e 2. E, se necessário, o
uso da técnica VMR.
Descansei. Implica bom uso dos
intervalos para melhorar seu rendimento, em "descansar" na idéia
(atitude) de que concurso se faz até passar, que se deve exigir apenas o melhor
possível, que a situação é favorável (na prova, você ou vai passar ou vai ver
onde precisa melhorar).*
*Para aqueles que,
como eu, acreditam que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que
amam a Deus" (Romanos 8: 28), também é possível "descansar"
nessa idéia. Assim, se você acredita em Deus, pode e deve se acalmar com a
ajuda d´Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário