Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Você vai ‘de encontro a’ ou ‘ao encontro de’? Entenda a diferença


DE ENCONTRO A ou AO ENCONTRO DE?

Um internauta afirma ter lido, há muito tempo, num bom jornal: “A missão a que a CBF se propõe vai de encontro às ideias do presidente da CPI”.
Observação do atento leitor: “A missão a que se propunha a CBF coincidia com a ideia do presidente da CPI.”
Se a ideia coincide, “a missão a que a CBF se propõe vai ao encontro das ideias do presidente da CPI”, e não de encontro a.
Lembrando:
1.    “Ir de encontro a” é “ir contra”;
2.    “Ir ao encontro de” é “ir a favor”.
Se o carro se chocou contra o poste, “o automóvel foi de encontro ao poste”; se um bêbado cambaleante, com uma garrafa de cachaça na mão, abraça-se ao poste para não cair e assim salvar a “pinga”, significa que ele foi “ao encontro do poste”.

TODO ou TODO O?

Não gosto de criticar linguagem publicitária, mas foram tantas críticas…
É a propaganda de um curso de inglês: “Aluno novo paga meia em todo Brasil”.
Os nossos leitores têm razão. Faltou o artigo definido: “em todo o Brasil”, pois se trata do Brasil inteiro. Sem artigo, significaria “qualquer Brasil”, o que é um absurdo.
Lembrando:
1. Todo (sem artigo) significa “qualquer”: “Todo país deve preservar a natureza” (=qualquer país, todos os países).
2. Todo o (com artigo) significa “inteiro”: “Neste domingo haverá vacinação em todo o país” (=no país inteiro).
Se você faz toda obra, significa “qualquer tipo de obra”; se você fizer toda a obra, entende-se “a obra inteira”. Há muita diferença entre beijar “todo colega de trabalho” e “todo o colega de trabalho”. É bom tomar cuidado.
E quanto à propaganda, mais estranho ainda é o fato de alunos novos só pagarem meia. Devo entender que alunos antigos, que se matricularam na época devida, vão pagar o dobro?

VOCÊ SABIA…
…que Florianópolis significa cidade de Floriano, em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto?
Um grande amigo, professor de História, hoje morador de Florianópolis, disse ter ficado indignado ao saber dessa versão, pois não nutre lá muita simpatia pelo nosso Marechal Floriano.
Pediu para não ser identificado e afirmou: “Se for verdade, adoto de vez a forma popular Floripa”.
Então, meu amigo, sinto informar que hoje você é um ilustre morador de Floripa, forma abreviada e carinhosa.
É importante lembrar que o elemento grego “polis” significa “cidade”. Encontramos em vários exemplos, como Teresópolis (=cidade de Teresa) e Petrópolis (=cidade de Pedro, o imperador).
Interessante é o caso da palavra metrópole, que vem do grego metrópolis e significa “cidade mãe, cidade principal, cidade grande”. O metrô vem do francês métro, que é a abreviação demétropolitain, que, por sua vez, é a forma reduzida de chemin de fer métropolitain. O metrô é um meio de transporte típico de cidades grandes.
Merece destaque também a palavra cosmopolita, que se refere ao indivíduo que ora vive num país, ora noutro, adotando seus usos e costumes. É o cidadão do mundo. Um lugar cosmopolita é aquele que apresenta aspectos comuns a vários países. Vem do grego kósmos (=mundo, universo) + polis (=cidade).
E quem nasce em Salvador pode ser salvadorense, mas a maioria prefere ser soteropolitano, que vem de Soterópolis, do grego sotérion (=salvação) + polis (=cidade).

DESAFIOS
1)    Que significa impávido?
a)    que não tem pavor, destemido;
b)    indiferente à dor, imune às paixões;
c)    predileção por coisas antigas, aversão ao progresso.

2)    Que é lábaro e pendão?
a)    grande pêndulo;
b)    bandeira, flâmula;
c)    céu, abóbada celeste.

Respostas dos DESAFIOS:
1)    letra (a) – impávido = im (negação) + pavor. Diz o nosso hino: “Gigante
pela própria natureza. És belo, és forte, impávido colosso”. Isso significa que o Brasil é gigante, é belo, é forte, é um colosso destemido, que nada teme, que nada lhe causa pavor. Indiferente à dor e imune às paixões é impassível. E predileção por coisas antigas e aversão ao progresso é imobilismo. 
2)    Letra (b) – também aparecem no nosso hino. O “lábaro estrelado” é a
bandeira nacional cheia de estrelas, que representam os estados da federação. Pendão aparece também no início do Hino à Bandeira, de Olavo Bilac: “Salve lindo pendão da esperança…” Isso significa que lábaro, pendão, flâmula e bandeira são palavras sinônimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário