Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dicas para passar em um concurso público


Conseguir um emprego em uma empresa pública é o sonho de muitas pessoas. Além de oferecerem salários atrativos, muitas empresas garantem também estabilidade profissional. Porém, para chegar até lá, é necessário estudar e ser perseverante nas provas realizadas para preencher as vagas.
A coach executivo e pessoal, Susana Azevedo, explica que conseguir um emprego público deve ser visto como um projeto de médio a longo prazo, e, principalmente realizar um planejamento de carreira antes de partir para a ação. “Esse procedimento é fundamental, já que para passar nas provas é preciso estudar e, muitas vezes, buscar aperfeiçoamento em escolas especializadas. Entretanto, é importante o profissional avaliar a importância desse projeto na sua carreira e, a partir daí, traçar a estratégia mais eficaz”, explica. Vale conferir editais de provas anteriores para conhecer os detalhes do cargo almejado.
O edital do concurso público é um documento importante nas mãos de quem deseja seguir uma carreira pública. Além dos detalhes da vaga, como salário e ocupações, o edital tem informações preciosas como competências exigidas, o conteúdo do que irá cair na prova e se a vaga é para inicio imediato ou para cadastro de reserva.
Mas é muito importante começar a estudar antes mesmo de este documento ser publicado. Neste período invista seus estudos em áreas gerais, como português e matemática, mas não deixe para começar a estudar só depois do edital.

Estudar, conhecer e estudar

O caminho para quem deseja passar em um concurso público é estudar muito para conseguir passar nas disputadas provas. Então comece o quanto antes e prepare uma rotina de estudos. É preciso ter disciplina para estudar todos os dias, então reserve um horário específico para isso, planeje e organize seus estudos.
“Conheça o modelo de organização e de aprendizagem. Depois conheça a matéria, e em terceiro lugar analize o seu conhecimento teórico e prático. Faça um planejamento do estudo inserindo-o nas suas outras atividades do dia a dia”, explica Susana.
Optar por um cursinho preparatório de concurso público também pode ser uma boa ideia. “Os cursinhos oferecem um padrão de estudo e uma rotina quase obrigatória. Além disso, nestes ambientes é possível fazer networking e tirar dúvidas imediatamente com os professores. Quase sempre eles seguem a risca o protocolo de conhecimento exigido para cada concurso”, explica a coach.
Mas não fique atolada nas apostilas e livros. Conheça mais sobre a carreira e sobre o mercado em que pretende ingressar. Fique atenta também ao noticiário com os assuntos do país. É importante sobrar tempo para o seu lazer, pois uma rotina só com trabalho e estudos logo vai desmotiva-lo.
Seja persistente e encare cada concurso público não conquistado como um aprendizado para os outros que virão. É certo que quanto mais provas você já realizou, mais experiência você tem para este tipo de atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário