Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Por que quem nasce no estado do RJ é chamado de fluminense?


VOCÊ SABE…
…qual é a origem da palavra nepotismo? E por que quem nasce no estado do Rio de Janeiro éfluminense?
Já vimos, mas é sempre bom repetir. Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural). É por isso que água de rio é água fluvial. O adjetivo fluvial refere-se a rio. Um fluviômetro, por exemplo, é o instrumento que mede a altura das enchentes dos rios. Navegação fluvial é navegação em rios. Não devemos confundir fluvial com pluvial, que se refere a chuva. Um pluviômetro mede a quantidade de chuva caída num determinado lugar. Daí o índice pluviométrico da região.
Quanto ao nepotismo que infesta os nossos noticiários, a expressão tem uma origem curiosa. Nepotismo vem do latim nepote, que significa “sobrinho”. Segundo nossos estudiosos e interessados em etimologia, a expressão vem do século XV, quando alguns papas favoreciam seus parentes com cargos importantes. O mais citado é o papa Alexandre VI que, durante seu pontificado, teria favorecido sistematicamente seu filho (ou seria sobrinho?) César Bórgia.
Hoje em dia, a expressão nepotismo continua sendo usada com referência ao favorecimento de parentes. É quando um político se vale do seu cargo público para ajudar parentes com empregos ou outras vantagens. Talvez nem tudo seja verdadeiro, mas uma certeza nós temos: a expressão nepotismo apresenta uma terrível carga negativa.

PLANT ou PLANTA?
Leitor afirma ter lido num bom jornal: “O navio britânico zarpou na noite de anteontem de Chergurg na França rumo ao Japão com 192 contêineres de resíduos vitrificados japoneses reprocessados na planta da Companhia Geral de Materiais Nucleares (Cogema) em La Hague.”
Comentário do leitor: “Há algum tempo venho observando reportagens e matérias traduzidas com cognatos traduzidos ao pé da letra, comprometendo muitas vezes o sentido da informação divulgada. Assim, a palavra plant, que significa ‘fábrica’, foi traduzida como planta.”
O nosso atento leitor tem razão. A tradução de plant por planta, em vez de fábrica, parece que virou moda. Em português, planta é planta, fábrica é fábrica. Assim sendo, dizer “chão de planta” por “chão de fábrica” é puro modismo.
Outro exemplo que se encaixa nesse caso é o uso de “pontual” por “específico”: “Temos problemas pontuais para resolver”. Ora, “problemas pontuais” são problemas específicos. Pontual, em português, é quem cumpre o horário estabelecido, quem chega na hora marcada.
Não faz muito tempo, ouvi numa rádio: “Os atrasos nos aeroportos de São Paulo são pontuais”. Isso é coisa de maluco! Será que os atrasos estão cumprindo os horários estabelecidos?

FLUZÃO ou FLUSÃO?

Dúvida de uma leitora do tricolor carioca: “É que a nossa imensa torcida anda com uma daquelas dúvidas cruéis: qual é o aumentativo de FLU? FLUZÃO ou FLUSÃO?
Primeiro, lembremos a regra dos sufixos.
a)    Usamos o sufixo “-inho” quando a palavra possui a letra “s” na
sua raiz: mesa – mesinha; casa – casinha; coisa – coisinha; lápis – lapisinho; tênis – tenisinho.
b)    Quando não há a letra “s”, devemos usar o sufixo “-zinho”: pé –
pezinho; café – cafezinho; flor – florzinha; balão – balãozinho; papel – papelzinho.
Assim sendo, pergunto: qual é diferença entre um paisinho e um paizinho? Simples, paisinho é um pequeno país e paizinho é diminutivo de pai, é o “painho”.
Como a regra deve ser aplicada para os diminutivos e para os aumentativos, o nosso grande FLU só pode ser o FLUZÃO.

DESAFIOS

1)    Qual é o significado de transgênico?
a)    organismo que possui um ou mais genes provenientes de outra espécie;
b)    formação de nova espécie por meio de mutações;
c)    indivíduo que deseja pertencer ao sexo oposto.


2)    Que é infligir?
a)    torturar, atormentar;
b)    aplicar, imputar;
c)    violar, transgredir.

Respostas dos DESAFIOS:
1)    letra (a) = trans (=mudança) + geno (=gene). Formação de nova espécie por meio de mutações é transmutação. Indivíduo que deseja pertencer ao sexo oposto é transexual.
2)    letra (b) = Infligir penas, multas ou castigos significa “imputar penas, aplicar multas, impor castigos”. Torturar ou atormentar é afligir. E violar ou transgredir é infringir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário