Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Veja como adoçantes naturais podem substituir o açúcar


O consumo excessivo do açúcar, principalmente o refinado, muitas vezes passa despercebido nas dietas. Mas esse comportamento é crescente e tem sido apontado como a principal causa do crescimento de diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão e câncer.
A nutricionista Cyntia Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, explica que o açúcar é considerado uma importante fonte de energia, além de estimular a produção cerebral de serotonina, uma substância ligada ao prazer.
“Dentro do limite aceitável pela Organização Mundial de Saúde, que recomenda não ultrapassar 10% do valor calórico total da dieta, pode trazer benefícios à saúde. Optar por consumir boas fontes de açúcar como frutas, leite, chocolate amargo, em vez de doces e refrigerantes, por exemplo, deve ser incentivado, porque agrega-se com a escolha correta outros nutrientes que fazem bem ao organismo”, afirma.Os adoçantes são considerados bons substitutos do açúcar, por serem praticamente isentos de calorias. Porém, seu uso não deve ser indiscriminado e é necessário se atentar para que o consumo de alimentos não aumente em virtude do uso do adoçante.
Sendo assim, a melhor alternativa é utilizar os adoçantes naturais. “Quando extraído da natureza, o açúcar mais conhecido, o refinado, passa por um processo para tornar-se mais branco e soltinho, mas nesse momento são eliminados da sua composição as fibras, vitaminas e minerais e acrescentado diversos produtos químicos que aumentam a lista de malefícios associados ao alimento. Por isso sempre que possível, é importante evitar o consumo ou substituir por outro tipo de adoçante”, recomenda a nutricionista.

Veja algumas opções de adoçantes naturais e seus benefícios

Mel: Constituído por frutose e glicose, é um bom substituto ao açúcar refinado, por ser fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais, além de possuir ação antifúngica e bactericida. Mas não deve ser consumido por diabéticos, porque eleva a glicemia e, em grande quantidade, aumenta o valor calórico. Quando aquecido sofre perdas nutricionais significativas.
Melado de cana: É um produto natural extraído da cana, que preserva maior quantidade de nutrientes como cálcio, fósforo e ferro. Porém, possui o mesmo teor de calorias que o açúcar refinado e, por alterar a glicemia, não é uma opção para indivíduos diabéticos.
Néctar de agave: Extraído através de um cactus comum no México, é um adoçante natural com coloração amarela clara, odor agradável e textura semelhante ao mel. Por ser rico em frutose e com poder adoçante maior que o açúcar, pode ser utilizado pelos diabéticos. É um bom substituto do açúcar refinado também para indivíduos saudáveis, pois alguns estudos apontam melhora na flora intestinal após sua utilização regular, além de possuir melhor valor nutricional.
Estévia: Obtido através de uma planta de origem indiana, está entre as opções mais saudáveis, já que é um adoçante natural. Possui poder adoçante 300 vezes maior que o açúcar, não adiciona calorias à dieta e não causa alteração glicêmica.
Açúcar mascavo: Obtido através das primeiras extrações da cana, possui menor valor calórico e preserva alguns minerais, como cálcio, magnésio e potássio. Também não deve ser utilizado por diabéticos. Se for cultivado e processado sem o acréscimo de produtos químicos, mantém valor nutricional melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário