Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Decoração de escadas

Queremos mudar as escadas da tua casa? O nosso conselho é que sejas original e inoves. De madeira, metal, pedra… as escadas podem ser o reflexo da tua criatividade. Mas a primeira coisa que deves fazer é encontrar o tipo de escadas que queres.

Diferentes tipos de escadas
Vamos primeiro ao tipo clássico de escadas: umas escadas que conectem um piso ao outro. Este tipo de escadas precisa de ser um pouco larga (80 cm como mínimo) para deixar passar móveis e outros tipos de objectos grandes.

As escadas em espiral ocupam muito pouco espaço, mas não são muito aptas para a vida diária e são pouco recomendáveis, pois são perigosas para as crianças e idosos. Opte por umas escadas rectas, com uma curva de 90 ou 180 graus, mas não mais que isso. Para o material, deve pensar na durabilidade. O cobre apesar de não ser dos materiais mais baratos, resistem muito mais que os outros e são muito bonitos.

Para os acessos secundários (adegas, sótãos, etc.) a forma das escadas depende sobretudo do sítio. Seja qual for a sua forma, pensa sempre no material usado. Visto que são menos usadas, este tipo de escadas sofrem menos desgaste. O pinho e o abeto são dois dos materiais perfeitos para este tipo de escadaria. Aliás, com este material é possível o personalizar com pinturas.

Medidas a tomar
Que medidas há a tomar na altura de adquirir umas escadas? Devemos calcular a altura do sítio. Calcula a zona de chegada e de saída da escadaria e pensar no grau de inclinação e do número de degraus necessários. É aconselhável que peça ajuda a pessoas experientes para que a escolha seja apropriada.

Acessórios necessários
Rampas, balaustradas, corrimãos, postes, … existem muitos acessórios para revestir, decorar e completar uma escadaria. Postes e balaustradas são elementos que compõem a rampa das escadas. Existe uma ampla selecção neste campo: balaustradas girados, balaustradas acanalados, … Estuda bem o catálogo disponível antes de tomar uma decisão.

Para as escadas que viram a 90 ou 180 graus, a integração de um descanso pode fazer a escadaria mais confortável. Se o descanso é bastante grande, podemos pôr lá um objecto decorativo: um grande ramo de flores secas, esculturas, …

Estas são muitas das coisas que há que ter presentes na hora de decorar umas escadas ou mudá-las. Mas mais uma vez dizemos que o melhor que podes fazer é pedir conselhos a profissionais da decoração para que com a tua idade e a experiencia deles, encontres a escadaria ideal para a tua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário